Tombamento Estadual Tombamento Municipal

25 – Museu Histórico Farroupilha

Rua Coronel Manuel Pedroso (Antiga Rua do Bonfim), 77, esquina Rua Bento Gonçalves (Antiga Rua Clara).

Construído em 1819, o prédio pertenceu ao capitão Manuel Gonçalves Meirelles, tio de Bento Gonçalves da Silva. Provavelmente a edificação abrigava um estabelecimento comercial no térreo e residência no andar superior. No período farroupilha ali foi instalado o Ministério da Guerra e abrigou em 1837, uma escola pública para meninos. Em 1878 voltou a ser residência. Em 1953 o Governo do Estado criou o Museu Histórico Farroupilha, instalado no sobrado no ano seguinte.

O Museu Histórico Farroupilha apresenta em seu acervo importantes documentos relacionados à Revolução Farroupilha. Destaque para alguns objetos pessoais pertencentes a Bento Gonçalves e Manoel Lucas de Oliveira, e para as pinturas que representam os heróis farroupilha; entre os autores estão Guilherme Litran, Antonio e Dakir Parreiras.

A edificação é formada por dois blocos adjacentes com dois pavimentos e coberturas independentes de telhas de barro tipo capa-e-canal, com beiral em galbo sobre cimalha. Portas e janelas de madeira com vergas em arco abatido. As portas de abrir a francesa ou tipo calha e janelas com caixilhos em guilhotina com fechamento interno por postigos. Apresenta além do acesso frontal térreo por várias portas, um acesso ao pátio lateral através de portão junto ao alinhamento. Neste pátio e no passeio frontal se pode observar a pavimentação colonial em pedras irregulares de granito. Tombado pelo IPHAN em 1952 e tombado pelo Município em 1956.

Horário de atendimento: Segunda a Sexta: 9:00 às 11:30h e das 13:30 às 17h.

Sábados, Domingos e Feriados: 14:30 às 17:00h.

Telefone: 053-32571481