Tombamento Estadual Tombamento Municipal

6 - Casa do Comendador Fabião

Rua 20 de setembro (Antiga Rua da Conceição), 22.

Construída em meados do século 19 para a Família Fabião. No século 20 foi residência do escritor, poeta e folclorista Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002). Barbosa Lessa, como era conhecido foi importante folclorista e poeta, com grande identificação com as causas gaúchas.

Barbosa Lessa nasceu na Chácara da Boa Esperança, hoje no perímetro urbano de Piratini. Cursou o curso Ginasial em Pelotas e o Clássico no Colégio Julio de Castilhos, em Porto Alegre. Lá conheceu Paixão Cortes, com quem, em 1947 cria o Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio Estudantil do Julinho, que aportou na criação do Movimento Tradicionalista e no CTG35. Em 1959, é premiado na Academia Brasileira de Letras pelo romance Os Guaxos. Dedicou sua vida à cultura, aos romances, à poesia e à música. Foi Secretário de Cultura, Desporto e Turismo do Estado Rio Grande do Sul e idealizador da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre.

Edificação térrea, com telhado em quatro águas e portões laterais com bandeiras em arco pleno sobrepostas por pinhas. Fachada de composição eclética, sobre porão alto e acessos laterais. Composição marcada por pilastras com fustes canelados e capitéis coríntios. Janelas-portas envidraçadas, com postigos e bandeiras trabalhadas, com gradis metálicos, cercadas por frisos e elementos ornamentais. Platibanda vazada com balaústres.

Tombado pelo IPHAE em 1986 e tombado pelo Município em 1956.